vistoria

Vistoria: a importância e o que ficar atento

Compartilhar
Vistoria: a importância e o que ficar atento

A vistoria é uma etapa importante no processo de locação de um imóvel, seja para o proprietário, seja para o locatário. É a averiguação de todo o estado de conservação do imóvel, a observação dos detalhes estruturais e de acabamento e sua c condição de ser habitado.

É uma segurança importante para os envolvidos, garantindo a todos, inclusive a imobiliária, uma proteção jurídica para evitar abusos pelas partes.

Para realizar uma vistoria de qualidade, o vistoriador precisa conhecer sobre materiais de construção, tipos de tintas e estar atento ao verificar cada item do imóvel para evitar conflitos entre a imobiliária e seus clientes.

Para realizar uma boa vistoria, todos os cômodos do imóvel devem ser registrados, avaliados e anotados no documento conforme seu estado de conservação. Conheça alguns passos para uma boa vistoria:

  • Observe a fachada, portas e janelas – tipos e estado de conservação.
  • Avalie a parte elétrica e hidráulica, se possível. Se houver tomadas em 220W, anote.
  • Pintura do imóvel, tipo e cores de tinta.
  • Verifique trincos e fechaduras, marca e estado de conservação e se estão com as chaves funcionando.
  • Teste itens que são utilizados no dia a dia, como a saída da água nas pias, por exemplo.
  • Danos aparentes.

Além da necessidade de vistoriar os itens acima, alguns outros detalhes importantes não devem ser esquecidos na hora de elaborar o contrato de locação e anexar a vistoria.

São eles: fotos do imóvel, comprovando o estado em que ele realmente se encontra; a conclusão do vistoriador sobre os itens avaliados; e a assinatura do proprietário e inquilino, comprovando tudo o que foi constatado no documento.

O laudo de vistoria de imóveis tem validade jurídica, desde que esteja anexado ao contrato de locação. Assim, qualquer divergência entre o laudo e o que foi encontrado no imóvel pode ser discutida judicialmente entre as partes. Porém, na maioria das vezes, um laudo de vistoria bem feito e com fotos, já esclarece os questionamentos

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *