sacadas

Sacadas: espaços multifuncionais nos ambientes

Compartilhar
sacadas espacos multifuncionais nos ambientes

Quais são as funcionalidades, vantagens e desvantagens das sacadas nos imóveis, seja casa ou apartamento? Houve um tempo em que a sacada era um espaço que poucos utilizavam. Geralmente recebia somente uma cadeira ou rede e também tinha como decoração algumas plantas.

Atualmente ela é considerada por muitos arquitetos e clientes, um dos móveis principais de um projeto. Recebe decoração bem pensada em seus detalhes e muitas vezes é o lugar em que o morador escolhe para ter seus momentos de lazer, relaxar, receber amigos ou fazer uma leitura.

Basicamente, a sacada é um complemento em alvenaria construído em volta de janelas ou portas dos imóveis.  Então, na maioria das vezes, são utilizadas como continuações do espaço interno. Estão sempre ligadas a pelo menos um cômodo da casa ou apartamento. Geralmente, é uma extensão do espaço, mas também há casos em que a sacada está ligada ao quarto ou à cozinhas.

sacadas

Multifuncionais

As sacadas, em cada imóvel ou ainda pela necessidade ou desejo do morador, podem ter algumas finalidades diferentes. Da mesma forma que cada cômodo da casa pode ser adaptado, a sacada também.

Descanso – É um espaço em que os moradores podem utilizar para descansar e relaxar ao final do dia e, em dias quentes, pode ser um lugar bem agradável durante a noite. O imóveis que têm a frente para o mar são bem valorizados pela vista que proporcionam

Leitura – Quando o imóvel é pequeno, a sacada é uma opção para leitura ou estudo, uma vez que o morador pode ficar isolado em um ambiente tranquilo.

Refeições – Muitos colocam mesa e cadeiras na sacada e fazem um espaço para refeições. Um café, almoço ou jantar, que podem ser ao ar livre ou não, observando a cidade, podem ser uma opção bastante agradável.

Secar roupas –Alguns condomínios não permitem que moradores coloquem varais nas sacada. Porém, elas ainda são muito utilizadas para quem não tem uma área de serviço, ou ainda ela é muito pequena.  Por outro lado, as sacadas costumam ser bem-ventiladas e muitas têm a incidência de raios solares.

Enfim, são diversas as finalidades da sacada, que podem ser um espaço para as crianças brincarem, tomar sol, respirar um ar puro ou então simplesmente apreciar a vista, caso seja um imóvel alto que tenha uma boa vista da cidade.

Outras alternativas

A sacada ainda pode ser um espaço fechado, em que faz a integração com outra parte do imóvel. Também pode ser aberta para se transformar em um jardim ou simplesmente um lugar para se reunir com a família e amigos. Uma sacada permite desfrutar de um ambiente externo que pode ser decorado de uma forma em que esteja sempre disponível e arrumado da forma que quiser.

Um jardim vertical com plantas e flores combina e fica perfeito em uma sacada. Uma sacada valoriza um imóvel, que pode ser reformado e ceder espaço para a criação de outros ambientes. As sacadas também recebem melhor a luz natural devido as suas aberturas bem maiores. Isso possibilita que os raios solares entrem com mais facilidade no ambiente.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *