home office

Home office: como aproveitar melhor

Compartilhar

Todo mundo sempre sonhou trabalhar home office. Com a atual pandemia muitos tiveram que se adaptar a essa forma de trabalho, mesmo sem nenhum preparo para isso. Sim, porque é preciso ambiente – móveis, materiais, equipamentos, horários, organização, disciplina e assim por diante. Mas, aos poucos, as pessoas foram se organizando e conseguiram manter ou até aumentaram o ritmo de produção. Mas não foi fácil.

Permanecer no mesmo ambiente 24 horas por dia, com toda a familia, pets e outros é uma tarefa árdua para todos. Com jeitinho e colaboração, é possível que o home office torne-se interessante e produtivo. Seguem algumas dicas simples e que podem fazer o trabalho em casa ser tão bom quanto parece, para que os diassejam mais produtivos e organizados.

Local de trabalho

O ideal é ter um ‘território’ próprio para isso, estabelecer um cômodo da casa ou canto para ser o escritório. Colocar nesse espaço tudo o que é preciso para realizar o trabalho apropriadamente. Se possível, escolher um local silencioso, que a janela não seja para o playground do prédio e ainda que seja arejado e iluminado.

A consultora de locação da Baggio Imóveis, Geovana Del Coli, desde o início da pandemia está em home office e afirma que está conseguindo ser mais produtiva nesse modo de trabalho. Ela conta que selecionou o espaço na casa, comprou mesa e cadeia apropriadas para sentir-se confortável e deixa o espaço sempre organizado, para manter o ânimo e a produtividade.

Jornada e rotina de trabalho

Geovana conta que estabelecer – ou mesmo continuar – com a rotina que já fazia no trabalho presencial é fundamental. “Acordar, tomar banho, café, vestir-se confortável e, no horário estabelecido, dedicar-se ao trabalho. Também é importante estar apresentável em relação a roupas e cabelos, porque a qualquer momento pode aparecer uma reunião”, explica.

O trabalho home office permite maior flexibilidade de horários e, se a pessoa sente-se mais produtiva à noite, por exemplo, e pode trabalhar neste horário, é só adaptar e  deixar horários durante o dia livres para outras atividades. Porém, quem depende do horário comercial, precisa estar disponível inclusive para a interação com outros colaboradores da empresa.

Evite distrações

Se você tem filhos, animais de estimação, etc, estabeleça limites para eles e para você. As atividades de organização e limpeza da casa também não podem ser uma distração assim como ataques frequentes à geladeira. Outro ponto importante é os outros entenderem que, embora você esteja em casa, você está trabalhando! Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão…

Mantenha contato com outras pessoas

 É imprescindível manter contato e interação com quem você trabalha, seja da empresa ou não, principalmente seu chefe, colegas, clientes e fornecedores. Sempre que possível, faça reuniões virtuais ou até presenciais, para lembrar as pessoas que você existe e é importante para elas, assim como elas são para você.

Organização e disciplina

Trabalhar em casa pode gerar muitas distrações que afetam a produtividade. O ideal é ter uma lista de tarefas e procurar realiza-las ao longo do dia. Deixe a agenda física ou digital atualizada com o planejamento do que vai ser feito durante a semana ou mês, também é uma boa dica, para não se perder nas atividades. Se já é uma tarefa rotineira, que se repete semanalmente ou mensalmente, logo após terminar a atividade, já inserir novamente na agenda com o novo prazo, para não arriscar de esquecer.

Pausas são importantes

Assim como no trabalho presencial as pessoas levantam-se, vão ao banheiro, tomam um café, tomam um ar. Em home office isso também deve acontecer. É fundamental para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.Também pode ser útil para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento necessário, para enxergar a situação por outro ângulo, como um todo.

Realmente trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não é necessário ser tão rigoroso consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador.

“Sair” do ambiente de trabalho após o fim do expediente

Se a sua jornada de trabalho chegou ao fim, levante-se e vá para outro ambiente, saia de casa. É importante não se tornar um refém do trabalho e estar disponível 24 horas por dia e não saber separar as coisas. Tome um banho, faça uma caminhada, ouça música, veja um programa na televisão, prepare o jantar. Mas faça alguma coisa que desligue sua mente do trabalho.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *