deixe sua cozinha

Deixe sua cozinha ainda melhor

Compartilhar
Deixe sua cozinha ainda melhor

A cozinha é um espaço praticamente onde passamos muito tempo diariamente, e também local de confraternização e encontro da família, principalmente agora em tempos de pandemia. E o ideal é que este ambiente seja bonito, confortável, aconchegante, funcional e principalmente organizado.

Quem costuma cozinhar sabe que a organização do ambiente pode fazer toda a diferença. Em seguida, algumas dicas de como deixar o espaço mais organizado, e desse modo tornando-o mais funcional e prático na hora de utilizar!

Nas cozinhas maiores, é mais fácil manter os ambientes em ordem e tudo no seu devido lugar, porém, as dicas valem tanto para ambientes grandes quanto para cozinhas pequenas e assim será possível conseguir um ambiente mais organizado para quando for cozinhar E ao contrário do que muita gente pensa, para manter a cozinha em ordem não é preciso gastar muito, há várias formas de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e de forma prática.

Armários

Em primeiro lugar, retire tudo o que tiver dentro dos armários e das gavetas, em seguida limpe os armários por dentro e por fora usando um pano úmido com água e sabão neutro. Quando o armário estiver totalmente seco, forre-o com um tecido emborrachado, assim evita que os armários fiquem riscados com o tempo e que itens como copos e pratos escorreguem.

Acessórios

Separe as louças, talheres e demais itens que usa com maior frequência daqueles que só utiliza em ocasiões especiais. Na parte mais alta do armário guarde o que você utilize menos, e deixe os acessórios e itens que utiliza com frequência nas partes mais baixas dos armários.

Tampas de panelas

Tampas de panelas são itens que vivem perdidos e desorganizados dentro do armário, principalmente em cozinhas pequenas e sem espaço. Uma dica de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e mantendo as tampas das panelas em ordem, basta utilizar um escorredor de louça pequeno dentro do armário e colocar as tampas organizadas ali ou mesmo instalar um suporte nas portas dos armários, onde você conseguirá organizar as tampas sem ocupar muito espaço.

Geladeira

A geladeira é indispensável em qualquer cozinha, por isso é tão importante mantê-la limpa e organizada. Vale seguir a ordem:

– Tire tudo de dentro da geladeira
– Jogue fora os alimentos vencidos ou os que não forem possível ver a validade no rótulo
– Desligue a geladeira para que possa descongelar
– Utilize um pouco de bicarbonato misturado em água para poder fazer a limpeza da geladeira
– Em seguida, passe um pano com água e sabão neutro
– Coloque verduras, frutas e legumes na gaveta que fica na parte inferior da geladeira
– Laticínios devem ficar na parte superior
– Utilize potes de vidro ou de plástico transparente para manter a geladeira mais pratica, organizada e visualmente mais bonita

Potes plásticos

Os potes plásticos são itens supernecessários, porém, é difícil mantar o pote e a tampa no mesmo lugar: um deles sempre desaparece. Por isso, quando for organizar os potes plásticos só guarde os que estão completos e procure organizá-los por tamanho encaixando-os um dentro do outro e guardando as tampas em um porta tampas.

Temperos

Os temperos são utilizados com frequência,  por isso é sempre bom deixá-los bem acessíveis, e uma dica de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco é utilizando uma bandeja com os temperos, óleos e azeites que mais utiliza e colocar perto do fogão, ou se possível, investir em um modelo de porta temperos que melhor se encaixe nas suas necessidades.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *