Construções Antigas

Construções antigas: o charme de morar em uma

Compartilhar

Quem nunca sonhou em morar naqueles casarões antigos, do começo do século, ou ainda em construções antigas ou prédios históricos, que têm muita histórica e refletem cada um a sociedade, arquitetura e gostos dos tempos em que foram construídos? Em Curitiba, há dezenas deles espalhados pela cidade, ou quem sabe centenas.

Estas edificações são tão interessantes que, em 2017, foi lançado o livro “Prédios de Curitiba”, de autoria dos arquitetos Guilherme de Macedo, Fábio Domingos Batista e do fotógrafo Washington Takeuchi.

A obra faz um passeio cronológico pelas edificações marcantes e o processo de verticalização da paisagem da cidade, começando pelo Paço da Liberdade, construído em 1916, até o Edifício 1232, que foi concluído em 2014.

Vantagens de construções antigas

Além do conteúdo histórico de morar nessas edificações, de no mínimo 40 anos de construção, há diversas outras vantagens, como explica Norberto Baú, corretor da imobiliária Cilar. Para ele, a grande vantagem é porque elas têm área útil muito maior e pé direito mais alto.

“As peças são mais amplas, corredores mais largos, janelas maiores, deixando os ambientes mais arejados e iluminados. Além disso, a lavanderia é separada da cozinha e muitos, quase a maioria, tem a dependência de empregada, que pode ser transformada em home office, por exemplo, mais um banheiro útil ou ainda o que o proprietário desejar”, conta.

Além do conteúdo histórico de morar nessas edificações, de no mínimo 40 anos de construção, há diversas outras vantagens – Foto: Anna Zem

O corretor ressalta que os prédios antigos precisam de algumas reformas – troca de azulejos e pisos de todo o imóvel, assim como a revisão de elétrica hidráulica.  Então, Com essas reformas realizadas o imóvel se torna um ótimo negócio

Já o perfil de quem prefere construções mais antigas, esclarece Baú, é de pessoas geralmente acima de 38, 40 anos, com dois filhos, e que coloca na balança o custo-benefício, de um apartamento maior, com valor menor e área privativa maior.

Outra vantagem também é em relação aos valores. O valor do metro quadrado da área construída privativa é menor em relação ao valor do metro quadrado de construções mais recentes.

Nos prédios novos, existe maior área comum e menor área privativa, então, para quem gosta de privacidade, o mais vantajoso é um imóvel com área privativa maior.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *