cor da sala

Como escolher a cor da sala

Compartilhar

Depois de comprar ou alugar um imóvel, vem a tarefa de fazer a mudança, mobiliar e decorar a casa com o jeito e personalidade de quem vai morar. Um ponto importante e que pode afetar muito no dia a dia dos moradores é a escolha da cor das paredes, principalmente da sala.

Uma das primeiras dicas da arquiteta Claudia Sovierzoski, é não usar a cor branca, seja o branco neve ou gelo. Segundo ela, a cor do ambiente precisa fazer bem, te dar energia e vitalidade, e o branco é uma cor estressante que, além de enjoar, é depressivo. “Atualmente estão sendo usadas as cores off white (como se fosse um branco sujo)”, conta Claudia.

Chama-se de cores off white aquelas que não têm realmente a cor, somente os pigmentos ao fundo. Essas tonalidades quebram a luminosidade excessiva do branco e tornam os ambientes mais acolhedores, fazendo com que a decoração saia do comum, mas sem perder o aspecto neutro característico da cor branca.

A sala de estar precisa remeter à conversa, aos encontros, aos amigos e à família, e nesse caso pede tons mais quentes e aconchegantes, e consegue-se isso com tons off white, muito utilizados hoje como coringa. “Além disso, os tons off white ampliam o ambiente, ao mesmo tempo com a sensação de aconchego, estimulando a confraternização”, avalia a arquiteta.

Claudia explica também que hoje em dia não é usada mais a textura nas paredes, nem a cor chapada, e os papéis de parede somente em tons fracos. “No teto, sempre deve ser utilizado o branco neve, porque as luminárias geralmente são brancas e refletem mais a luz para baixo”, ensina.

É importante também lembrar da importância da pintura das paredes em um imóvel, seja para compra/venda ou locação, uma boa pintura e com cores adequadas influencia muito na decisão do cliente. Quando ele entra e se sente bem, acolhido, é mais fácil fechar negócio nessa situação.

“Sugiro que seja usado um tom clarinho para a pintura geral e um tom médio para apenas uma parede, ou tons coloridinhos que combinem, sendo que sempre devem ser da mesma cartela de cores”, indica a arquiteta.

Cores e suas sensações:

  • Azul – tranquilidade, serenidade, harmonia
  • Verde – esperança, liberdade, saúde e vitalidade
  • Amarelo – luz, calor, descontração, otimismo e alegria
  • Roxo – espiritualidade, magia e mistério
  • Rosa – romantismo, ternura e ingenuidade
  • Vermelho – paixão, energia e excitação
  • Laranja: alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso
  • Marrom: seriedade e integridade
  • Cinza: neutralidade e estabilidade
  • Preto: respeito, isolamento, medo e solidão
  • Branco: paz, pureza e limpeza
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *