como avaliar

Como avaliar e saber o valor do seu imóvel

Compartilhar
avaliação-imovel

É difícil para um proprietário saber avaliar o preço e valor do seu imóvel, seja para venda ou locação. Depende de muitos fatores do próprio imóvel, assim como de fatores externos também. Assim a orientação de um profissional da área imobiliária é imprescindível na hora em que se deseja fazer negócio.

Silmara Aparecida Schramm, angariadora de imóveis para Locação e Venda da Habitec Imóveis

Silmara Aparecida Schramm, angariadora de imóveis para Locação e Venda da Habitec Imóveis, explica que para realizar a avaliação do imóvel, é necessário analisar um conjunto de informações como localização, tempo de construção, metragem e estado de conservação.

“Além de todos esses fatores inerentes ao imóvel, precisamos analisar as questões externas a ele, como situação do mercado imobiliário, valores praticados pela concorrência e o perfil geral dos futuros inquilinos e só após conseguiremos ter um valor real e não apenas um valor estipulado”, avalia, e ainda ressalta: “a atenção, gentileza e confiança são itens que criam um vínculo entre corretor e o proprietário; que favorece o fechamento do negócio em andamento e traz muitos outros negócios no futuro.

Adriane Lopes Luiz, corretora da Baggio Imóveis

A corretora da Baggio Imóveis, Adriane Lopes Luiz, ressalta que deve-se considerar a localização, avaliar o entorno, andar, posição solar, estado de conservação do imóvel e condomínio se for o caso, qualidade dos móveis e acabamentos, vagas de garagem se cobertas ou não, documentação. “É importante ainda ter apoio do relatório do Inpespar, que serve como referência, saber da disponibilidade ou não para permuta e o motivo da venda pode direcionar e ajudar no momento da avaliação”, diz.

Adriane ainda lembra que é preciso analisar com critérios as guias amarelas para o caso de terrenos e áreas e levar em conta o diferencial do imóvel. “Se for uma casa térrea em condomínio tem menos demanda, então é um imóvel mais raro de encontrar, por exemplo – e é diferenciado, precisa ter avaliação diferenciada”, afirma.

Rafael Fraga Alves, consultor comercial de locação da Baggio Imóveis

Já o consultor comercial de locação da Baggio Imóveis, Rafael Fraga Alves, acredita que primeiro deve ser avaliado o estado de conservação do imóvel, se a pintura esta nova, se tem problemas estruturais, quantidade de cômodos, banheiros. “Se o imóvel for mobiliado, avaliar a conservação dos móveis e eletrodomésticos, a localização, se tem vaga de garagem principalmente se for coberta. Estes são os principais pontos observados na avaliação de um imóvel”, afirma.

É importante ressaltar também, segundo Adriane, que a angariação é um processo de atração e conquista. É interessante conhecer o motivador da venda para direcionar o processo. A corretora ainda completa que ao passar o valor da avaliação, o angariador deve explicar o processo e método usado:  comparativo (pesquisa), evolutivo (custo da construção) e involutivo (valor de mercado do imóvel com base no seu aproveitamento eficiente).

“Existe diferença entre preço e valor, então os produtos diferenciados como casa térrea, espaço de quintal, pé direito duplo, localização e aquecimento solar, por exemplo, são itens que dão mais valor ao imóvel. O mercado vai responder de forma mais positiva e isso influencia no valor de avaliação, seja para venda ou locação”, finaliza Adriane.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *