Banheira e ofurô: diferenças e vantagens de cada um

Compartilhar
banheira e ofuro diferencas e vantagens de cada um

Com a rotina cansativa e atarefada que a maioria das pessoas tem, no final do dia muitos sonham em relaxar em uma banheira ou ofurô.

Nos mais diversos projetos de arquitetura são itens muito pedidos e muitas vezes cria-se um ambiente só para a utilização deles. Mas qual a diferença entre os dois? Quais as vantagens de um ou de outro que podem ser essenciais na hora da escolha?

A banheira é um objeto bem antigo, que surgiu séculos antes do chuveiro, como podemos observar em filmes que remontam séculos passados. É utilizada, na cultura ocidental, para higienização do corpo.

Já o ofurô que significa banheira em japonês, é utilizado pelos orientais para o relaxamento, nos tradicionais banhos de imersão. Foi aí que, para o povo do ocidente, o ofurô passou a ser sinônimo de banho de relaxamento.

Diferenciais

Mas quais as principais características deles? Como a banheira serve para higienizar o corpo, sempre que ela é utilizada, a água é trocada. São fabricadas de materiais que variam entre fibra de vidro, louça, acrílico, alvenaria com revestimento emborrachado ou ainda uma rocha vulcânica com resina.

A banheira ainda pode ser de hidromassagem, quando dão inseridos canais nas paredes internas onde a água circula com pressão, por um motor, massageando o corpo. Também pode ser utilizada para cromoterapia, com luzes que mudam de cor embaixo da água.

Já o ofurô tem o objetivo principal de ser um espaço somente para relaxar, meditar, aliviar o estresse e promover o reequilíbrio. O ideal é a pessoa utilizar com o corpo limpo, para não ser necessário trocar a água após o uso.

Tradicionalmente o ofurô é fabricado de madeira, criando uma atmosfera em harmonia com a natureza. Porém, é possível encontrar de materiais sintéticos como de fibra de vidro, por exemplo. O tonel do ofurô também é mais fundo para que, mesmo sentada, a pessoa fique com a água na altura dos ombros. Também é tradicionalmente menor e pelo fato de não ser feito com hidromassagem, não há necessidade de uma estrutura mais complexa para a instalação de um motor na parte inferior.

Finalidades diversas e cuidados

Sabendo das diferenças, é importante analisar e saber qual o objetivo do uso de um ou outro para saber qual é mais apropriado para o seu estilo de vida.

– Se você quiser apenas uma opção para fazer banhos relaxantes, escolha o ofurô.

-Se o objetivo for também higienizar o corpo, a banheira é a melhor opção, já que com ela você terá as duas coisas.

– Tanto a banheira quanto o ofurô são equipamentos que ficam em contato direto com o corpo, por isso necessitam de higienização adequada.

– A limpeza do ofurô pode ser feita com uma esponja para remover a sujeira que acaba ficando após utilizar algumas vezes. Se utilizar produtos como sais de banho, é bom fazer uma boa limpeza para remover os resíduos que costuma se formar. Assim comoé necessário lixar de tempos em tempos para conseguir remover os pelos acumulados.

– Para a limpeza da banheira, que normalmente é feita em materiais lisos, pode-se utilizar os produtos comuns de limpeza de banheiro.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *