5 dicas

5 dicas para organizar o seu lar

Compartilhar
5-dicas-para-organizar-o-seu-lar

Aprenda 5 dicas para organizar o seu lar. Para começar ou terminar ciclos, ano ou alguma fase importante da vida as pessoas costumam organizar seus espaços e por consequência a sua mente. Já é comprovado que os benefícios psicológicos – além da organização em si – são inúmeros.

Ao arrumar a bagunça e limpar os ambientes, automaticamente as pessoas sentem-se mais dispostas e com a sensação de equilíbrio e harmonização. Limpar espaços libera endorfina fazendo com que a satisfação da mente aumente. 

Conheça 5 dicas infalíveis para manter o ambiente em que vive mais organizado e agradável:

Planeje

Para que sua organização da casa seja eficiente e vire rotina em sua vida, precisa de planejamento. Para iniciar, estabeleça um cronograma para isso, ou seja, verifique qual o melhor horário para se dedicar a essa tarefa. E o mais importante: cumpra o seu cronograma.

Mantenha a disciplina

Assim que os dias e a semana vai passando, a casa começa a ficar desorganizada novamente. Louça e roupa para lavar, objetos fora do lugar espalhados pela casa. Para que isso não aconteça, o ideal é não deixar as tarefas se acumularem. Fazer um pouco cada dia evita que você desperdice tempo em um único período para colocar as coisas em ordem depois. Mantenha a ordem todos os dias, isso se chama disciplina.

Nunca deixe para depois o que é possível fazer agora

Tarefas maiores, como por exemplo limpar banheiro ou organizar armários precisam de um tempo maior para serem realizadas. Porém, algumas podem ser resolvidas em 10 ou 15 minutos, como a louça do jantar ou ainda roupas e objetos espalhados pela casa. Dessa maneira, o tempo gasto diariamente com pequenas tarefas evita que você passe uma tarde inteira organizando num só dia e a sensação de permanecer em um ambiente organizado ao longo da semana será muito mais gratificante.

Todos precisam colaborar

Muitas vezes não são todos que colaboram com a organização da casa, mas ajudam sim a desorganizar. Tarefas simples como colocar um prato na mesa, colocar a roupa no cesto para lavar ou ainda arrumar a cama ao acordar são atividades básicas que devem ser cumpridas por todos. A casa é um lugar habitado e compartilhado por todos, consequentemente o ideal e mais fácil é que todos se organizem para deixar o espaço agradável, organizado e harmonioso, sejam eles adultos ou crianças.

Pratique o desapego

Praticar o desapego, ou seja, doar, vender ou ainda jogar fora mesmo o que não tem mais utilidade em sua vida faz com que você perceba melhor o que ainda tem serventia no seu modo de vida atual e torna a vida mais prática. Com essa iniciativa, ganha-se mais tempo para organizar e limpar a casa. Além disso, quanto menos objetos pela casa, mais fácil saber onde cada coisa está.

Com a casa organizada e bem cuidada, principalmente nos dias atuais, que muitos trabalham “home office”, é possível tornar-se mais produtivo e receptivo para as coisas positivas da vida. Comprovadamente, também um ambiente limpo e organizado diminui a ansiedade e permite que as pessoas estejam em harmonia com sua vida pessoal e profissional.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *