tecnologias

Novas tecnologias e o setor imobiliário

Compartilhar
novas-tecnologias-setor-imobiliário

Você sabe o quanto as tecnologias já influenciaram e ainda influenciam o setor imobiliário? E o quanto elas são importantes tanto para as empresas como para os clientes?  Conheça mais sobre como andam as novas tecnologias, a automatização, os processos e aplicativos que envolvem o setor com o diretor executivo da Baggio Imóveis e ouvidor da Rede Imóveis, Leonardo Baggio.

Leonardo Baggio, diretor executivo da Baggio Imóveis

Rede Imóveis – Como está a tecnologia para a área imobiliária hoje no Brasil? E em Curitiba?

Leonardo Baggio – A tecnologia na área imobiliária ainda está numa fase embrionária no Brasil; o setor sempre foi resistente e conservador à utilização de novas ferramentas, mas esse cenário vem mudando de alguns anos para cá, principalmente após a pandemia, já que o setor foi “obrigado” a se reinventar e trazer soluções para serviços antes somente presenciais. Quanto à Curitiba, a cidade tem se mostrado um polo atrativo para empresas de tecnologia e startups. A prefeitura investiu no chamado Vale do Pinhão, que é um ecossistema para inovações, e a Baggio, acreditando na necessidade de trazer mais soluções inovadoras, uniu –se a alguns parceiros do ramo imobiliário e fundou a Cinco Incubadora e Aceleradora de startups.

Rede Imóveis – E em relação à tecnologia para esta área, como está a cidade, comparada com outras do Brasil?

Leonardo Baggio – Ainda é muito prematuro afirmarmos que Curitiba é uma cidade que tem sua área imobiliária tecnológica e totalmente digital; o importante é que existe esta iniciativa de se tornar uma cidade inovadora e que a Baggio está contribuindo com isso e investindo muito nessa área por meio da nossa incubadora. A ideia é a Baggio ser o ambiente de testes para as startups do mercado, trazendo assim uma melhor experiência ao nossos clientes.

Rede Imóveis – Qual a influência da tecnologia no dia a dia de quem atua no mercado imobiliário, tanto corretores, como clientes, a área administrativa?

Leonardo Baggio – A influência é imensurável, e as contribuições que podemos ter vão desde facilidades, simplificações de processos, agilidade e assertividade, até redução de custos, tempo e retrabalho. Para os colaboradores é um ganho de tempo e de qualidade na entrega de seus serviços, e para os clientes traz uma experiência de mais qualidade e efetividade em todos os sentidos, tanto na busca de um imóvel, na locação do seu bem, ou na compra de um imóvel.

A influência das tecnologias é imensurável, e as contribuições que podemos ter vão desde facilidades, simplificações de processos, agilidade e assertividade, até redução de custos, tempo e retrabalho.

Rede Imóveis – Quais são as tecnologias mais atuais e inovadoras hoje para o mercado imobiliário?

Leonardo Baggio – Hoje temos em nossa incubadora diversas startups atuando em melhorias e soluções para o mercado. Temos empresas desenvolvendo plataformas para reparos/manutenções, empresas que realizam visitas virtuais nos imóveis, chatbots, soluções de gestão de acessos, dentre outras. Acreditamos que a disrupção do mercado imobiliário ainda não aconteceu.

Rede Imóveis – E na Baggio, quais as novas tecnologias tecnologias implementadas diretamente para o setor?

Leonardo Baggio – No ano passado mudamos o sistema de gestão que tínhamos para administração de imóveis, estamos hoje utilizando o Superlógica, além de migrar nosso CRM para o Vista. Implantamos também a assinatura eletrônica de nossos contratos e documentos através da Docusign. Nosso sistema de telefonia hoje é 100% digital, com a ferramenta 3cx. Disponibilizamos para nosso clientes proprietários e inquilinos um aplicativo para consulta de contratos, extratos, aluguéis, reajustes, imposto de renda, entre outros, que chama-se Owli.

Também estamos testando produtos de algumas startups: plataforma para reparos e vistoria de saída, pré-atendimento e CRM, visitas acompanhadas, fotos e vídeos dos imóveis, análise de cadastro de clientes, divulgação automática em redes sociais, fechaduras digitais, entre outros. Ao implantar uma solução, sempre buscamos soluções integráveis e customizáveis, pois acreditamos que muitas novas soluções irão surgir.

Os aplicativos são o futuro do atendimento administrativo imobiliário. Por meio dele, o cliente tem na palma da mão informações que antes dependiam de ligações e troca de e-mails com funcionários.

Rede Imóveis – Qual delas possui melhor feedback dos clientes? Porque você acredita que isso item otimiza o processo para o cliente e foi bem aceito?

Leonardo Baggio – Acredito que temos tido uma boa recepção de todos os clientes; talvez não conheçam toda essa migração de nossos serviços tornando-os mais tecnológicos e inovadores, mas já sentiram melhora em nosso tempo de retorno e efetividade em nossos serviços. Como é um sistema complexo e com integração de várias ferramentas penso que não existe somente uma com feedback positiva, é todo um conjunto de plataformas e ferramentas que vêm melhorando a experiência do cliente como um todo.

Rede Imóveis – E os aplicativos para locação e vendas que temos? Estão satisfazendo o mercado? Quais suas indicações para cada modalidade?

Leonardo Baggio – Os aplicativos são o futuro do atendimento administrativo imobiliário. Por meio dele o cliente tem na palma da mão informações que antes dependiam de ligações e troca de e-mails com funcionários. É possível ter acesso a boletos, contratos, informações de imposto de renda, reajustes, e até acesso a um chat exclusivo com os colaboradores da imobiliária. Não me sinto confortável em indicar uma única ferramenta, acreditamos que é a união das ferramentas com as pessoas que transformará o mercado para melhor!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *