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Setor imobiliário: novo presidente da Rede Imóveis

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João Felipe Motter Gottschild, diretor-administrativo da Razão Imobiliária, assumiu em 1º de dezembro a presidência da Rede Imóveis. Envolvido desde criança no setor imobiliário, sempre foi fascinado pelos negócios, por atender clientes, cumprir objetivos e traçar metas mais audaciosas. Antes de entrar definitivamente para a área, atuou em outros setores diferentes, como no varejo, no terceiro setor e no comércio e colhia frutas na Nova Zelândia

Em 2011 entrou na Imobiliária Razão, fez um trainee por todos os setores até chegar ao cargo que ocupa hoje. Com apenas 33 anos de idade – menos que a própria empresa em que atua -, gosta muito de esportes, faz natação, surfa e planeja seu casamento para o segundo semestre de 2021. Nesta entrevista, ele fala de sua trajetória profissional, dos objetivos para o seu mandato na Rede Imóveis e do mercado imobiliário. Confira:

O que te influenciou e motivou a entrar no mercado imobiliário?

Sem dúvidas a primeira influência que tive foi do meu pai, desde criança ele falando sobre o mercado, sobre a empresa, sobre imóveis, mesmo nos finais de semana, o assunto era sempre esse e eu achava isso bem interessante. Então enxerguei o setor imobiliário como algo que me despertava uma certa curiosidade. O meu avô também sempre gostou de investir em imóveis.

Outra influência sempre foi da empresa. Percebia que era uma empresa que tinha ligação direta com a realização das pessoas. Sempre achei importante que toda a empresa tenha um objetivo a mais, que não sirva só para ganhar dinheiro.

A minha primeira experiência profissional foi quando fiz intercâmbio e colhia maçãs na Nova Zelândia Depois trabalhei com kiwi, uva, passei um ano fora, porque tinha trancado a faculdade, e foi uma experiência ótima em amadurecimento e crescimento pessoal.

Qual sua trajetória profissional até hoje, áreas em que passou, dificuldades, conquistas?

Chegando no Brasil, conversei com meu pai sobre a possibilidade de trabalhar na imobiliária, mas deixei claro que antes de entrar na empresa, deveria conhecer outras coisas e trabalhar em outras empresas. Queria ter uma visão mais ampla de como funciona o mercado, de como existem diversas oportunidades de crescer.

Fui procurar emprego, comecei trabalhando nas lojas Renner. Foi uma experiência brilhante e eu sempre gostei muito de vender; eu trabalhava de domingo a domingo no shopping achava o máximo, o clima sempre foi bem agradável. Em seguida trabalhei em banco e em hospital, onde fazia parcerias entre empresas de pequeno e médio porte pra arrecadar fundos para pesquisas na área da saúde.

Também fui representante comercial, e durante este período sempre conversei muito com o meu pai sobre a empresa e ficava dando sugestões. Um certo momento meu pai falou que eu dava sugestões e ele concordava. Aí ele cogitou em eu ir dar essas sugestões trabalhando na empresa, que talvez pudesse agregar muito mais.

E sua trajetória na Razão?

Em 2011 fiz um trainee e passei por todos os setores da Razão, durante um ano e meio, e fui conhecendo um pouco mais a imobiliária. No final de 2012 comecei a atuar na Angariação de Locação, porque sempre gostei da parte comercial e achei interessante entender o que o cliente precisa e tentar satisfazer a necessidade dele. Sempre gostei de metas e procurar resultados e a angariação me deu muita experiência, conhecendo bem o mercado em relação a valores, expectativa de clientes.

Fiquei alguns anos, então virei gerente do setor porque consegui bons resultados. Em 2015 virei auxiliar da diretoria, foi quando começamos a fazer um plano de sucessão familiar, que foi bem estruturada, com tempo, e assim assumimos alguns setores e uma parte da carteira de Locação, Hoje em dia sou diretor- administrativo da imobiliária, não trabalho mais diretamente com a carteira de Locação, mas estou presente no dia a dia do setor.

E na Rede imóveis, qual foi sua atuação até agora?

Entrei na Rede Imóveis em 2015 como coordenador de Informática, em 2016, 2017 e 2018 fui coordenador de Marketing, em 2019 fui coordenador de Locações, em 2020 vice-presidente e agora no início de dezembro assumo com bastante vontade e determinação a presidência da Rede.

O que faz para se aperfeiçoar no setor imobiliário?

Principalmente estudo. Temos que buscar a todo momento entender a tendência de mercado, novas estratégias, mesmo de outros ramos, para aprimorar e trazer para nós. Sou formado em Administração de Empresas e sempre estou fazendo algum curso. De 2017 a 2019 fiz um bem interessante de Psicodinâmica em Negócios, que acredito que foi mais intenso que a minha pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial. Faço leituras e estou sempre por dentro do mercado e me atualizando, seja tecnicamente, seja em conhecimentos gerais.

Qual área dentro do setor imobiliário que mais gosta? Por quê?

Gosto de ver como o setor tem mudando ultimamente, um setor tradicional que está se transformando, trazendo mais conveniência aos clientes, um atendimento com mais modernidade, e isso tem ocorrido dentro da Locação, a área em que mais gosto. Principalmente do atendimento ao cliente, quando participamos ativamente, conseguimos atender com satisfação uma quantidade grande de pessoas. É um trabalho muito importante, porque é a realização do sonho de uma pessoa, seja de um lar ou de construção de um negócio, nas locações comerciais.

Quanto à presidência da Rede Imóveis, quais serão as novidades e ações para curto, médio e longo prazo?

A continuidade da valorização das pessoas. Imagino que precisamos sempre valorizar os funcionários, principalmente os que estão tendo mais resultados. O foco das campanhas este ano será esse, porque trazendo mais resultados para a Rede, as imobiliárias direta ou indiretamente terão resultados e consequentemente seus colaboradores. Toda as ações serão focadas nas pessoas, com uma comunicação extremamente direta, para destacar os talentos.

O que mais te motiva na Rede Imóveis?

É difícil escolher, mas é repetitivo falar em reunir as melhores empresa do mesmo time, de muito destaque no mercado, trabalhando juntos. Se isso for bem organizado e tiver um engajamento das pessoas, cresceremos muito e juntos. O que é bem interessante também é a integração entre as empresas que não acontece em mais lugar nenhum do Brasil. A Rede Imóveis funciona muito bem, tem confiança entre as empresas e relações que fortalecem a todos. Só o convívio por si só é edificante, porque faz com que os profissionais evoluam, sempre estejam trocando experiências e se atualizando sobre o mercado, além de compartilharem negócios.

Como você avalia o mercado imobiliário brasileiro e de Curitiba hoje?

Estamos em franco crescimento, principalmente a juros baixos, home office, com todos os fatores que temos visto, estamos enfrentado a crise de maneira muito próspera e promissora.

O mercado de Curitiba é muito organizado, não vemos um trabalho semelhante em outros lugares. Aqui há um trabalho em conjunto das empresas que se enxergam como parceiras, e não somente como concorrentes. isso fortalece o mercado, porque melhora para o cliente e beneficia todo o mercado. Acredito que é um cenário mais pontual, mas para o futuro a tendência é as imobiliárias terem trabalhos mais ágeis, mais diretos, e terem mais investimentos em tecnologias, em treinamentos, e se tornarem mais tecnológicas. A tendência é que as imobiliárias, assim como os outros setores, acompanhem a inovação que estão acontecendo no mundo.

O que faz atualmente um profissional ter sucesso no setor imobiliário, quais características e atitudes ele deve ter?

Com relação ao profissional de sucesso do mercado imobiliário, é necessário muita determinação, trabalhar focado, ter preparo, uma vez que a concorrência é cada vez maior, sempre otimizar os processos e melhorar. Antes as pessoas pensavam muito em focar no imóvel, preocupavam-se com a venda em si, o que hoje mudou muito. Precisamos entender a real necessidade do cliente, colocar-se no lugar dele e preocupar-se sempre em sanar a necessidade que ele tem. Resumindo, é a empatia com o cliente, a busca constante pelo resultado e por melhorias.

Para quem quer entrar no mercado imobiliário, quais suas dicas?

Busca entender a relação que as empresas têm, buscar entender o mercado, buscar experiência com quem está há mais tempo e agregar ao seu trabalho. Entender que o serviço imobiliário é muito importante na vida das pessoas, das empresas, e não estamos aqui só para ganhar uma comissão, mas para realizar um trabalho que atenda a necessidade do cliente. Assim a comissão vai ser uma consequência. Jamais colocar o objetivo sempre só financeiro, precisamos ter uma contrapartida social sempre.

Como você vê o setor imobiliário daqui a cinco anos?

Acredito que o mercado imobiliário, assim como os outros setores, mudaram muitos paradigmas, e é inevitável que isso ocorra conosco. O mercado vai evoluir bastante ainda, principalmente com o uso das tecnologias, os processos serão mais enxutos, talvez haja uma mudança no formato da intermediação. É inevitável que a tecnologia assuma alguns papéis, porém, outros irão surgir. O mercado vai para mais uso de tecnologia, processos mais diretos e conveniência em relação a serviços em geral para o cliente.

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