reforma

Reforma: opções mais acessíveis que barateiam a obra

Compartilhar
reforma mais acessiveis barateiam a obra

Você precisa ou quer mudar sua casa, mas não quer gastar muito com uma reforma? Existem muitas opções de produtos que podem ser substituídos e que barateiam a obra, além de algumas mudanças na decoração que dão a sensação de casa nova.

A designer de interiores Elisabete Maria Cavassin conta que o ambiente que as pessoas mais querem reformar é a cozinha, em segundo lugar o banheiro/lavabo e em seguida o quarto. “Hoje o conceito aberto na cozinha é o mais desejado nas reformas. Porém, no dia a dia, esse estilo não é muito prático; muitas vezes vemos coisas lindas em revistas, mas que na realidade não funcionam”, ressalta.

Para as reformas na casa, a dica é comprar material em ponta de estoque, que às vezes tem alguma avaria que pode ser compensada na colocação, ou ainda material da ‘linha C’ de uma grande marca, que ainda continua sendo bom, ou os ‘fora de linha’, que se tiver na quantidade necessária, pode ser uma boa opção. Começando pelo chão, a designer sugere que seja colocado piso sobre piso, se o de baixo já estiver assentado, porque economiza tempo, dinheiro e reduz a bagunça ao retirar o piso existente

Nas cozinhas, em geral, as pessoas querem quebrar paredes para deixar mais aberto o ambiente. A dica da Elizabete é que durante a reforma, a retirada da parede, já se vá ensacando os entulhos e descartando em local próprio (caçamba). Dessa forma se evita a sujeira e o dano aos demais ambientes da casa. Mas nunca esqueçam que, se for em um apartamento, é necessário autorização do Sindico, análise dos locais de tubulação, e a atuação de um engenheiro com ART.

Quanto aos azulejos antigos, uma das ideias, é colocar MDF branco nas paredes e na área da pia um revestimento, ou a colocação de papel de parede sobre os azulejos. “Algumas pessoas pintam o azulejo com tinta epoxi, mas ela sai com o tempo pois começa a descolar como se fosse uma cola. A opção para evitar isso é dar uma lixada no azulejo antes, porém não é uma solução duradoura”, avalia Elizabete, mas de custo mais baixo e com menor sujeira.

Nos tetos, a designer explica que muitas pessoas querem tirar as sancas, que hoje em dia estão em baixa, mas isso é simples, pois é só retira-las sem maiores problemas.

Em relação à iluminação, a opção atual e moderna é colocar uma eletrocalha – um perfil que coloca spot para melhorar a iluminação. Além de ficar bonita e ser menos caro, evita cortar a laje e o risco de o teto não ficar perfeito.

Churrasqueiras

Um espaço muito valorizado hoje é aquele que permite a interação das pessoas, a reunião de amigos e familiares. Para ter uma churrasqueira agradável, há muitas opções. Caso não exista a churrasqueira ainda, o ideal é comprar uma pré-fabricada e colocar revestimento, material hoje moderno e um granito na boca da churrasqueia e na pia, que fica bom e é acessível. Caso a necessidade seja uma reforma, a designer sugere colocar o revestimento, fazer outra pintura e mudar ou colocar arandelas, o que dá outro ar ao ambiente.

Toques na decoração como opção

Elizabete explica que mudando alguns pontos na decoração pode-se ter a sensação de uma reforma. “Mudar as cores dos objetos barateia muito na hora de mudar o ambiente. A começar pela cor das paredes. Pintar a casa inteira de uma só cor deixa os ambientes mais aconchegantes, e uma parede só com outra cor mais vibrante dá um toque especial”, recomenda.

As plantas também são uma boa opção para a mudança. Os bambus ficam muito bem dentro de casa, assim como as suculentas e orquídeas, que são fáceis de cuidar, e dão um toque especial ao ambiente.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *