plantas em apartamento

Plantas ideais para seu apartamento

Compartilhar
plantas-apartamento

Você acha que só porque mora em apartamento não pode ter plantas? É possível ter plantas lindas, mesmo morando em apartamento.

Para começar é importante saber de três coisas: a primeira é que as plantas se alimentam de luz, fazendo aquele processo conhecido como fotossíntese, segundo ponto, toda planta precisa de água e terceiro, garantir um pouquinho de amor e dedicação para que elas se desenvolvam lindamente. Sendo assim não é difícil compreender que tudo o que você precisa é de luz, água e dedicação para ter plantas no seu apartamento.

O resto é detalhe. Mas são aqueles detalhes prazerosos de lidar, como por exemplo, o melhor lugar do ambiente para deixar suas plantinhas, como organizá-las dento do apê, o tipo de vaso mais adequado para cada uma delas e por aí vai. O interessante de quando se começa a cultivar plantas em casa é que o hábito se torna um vicio, só que muito positivo.

Quando você menos esperar, seu apartamento já vai ter se tornado uma floresta urbana, o que não é ruim, afinal esse é um dos estilos que estão mais em alta nos últimos tempos. Mas chega de enrolação, vamos agora para o que você deve estar curioso para saber: quais as melhores plantas para apartamento. Selecionamos abaixo as espécies mais indicadas para ter dentro de casa e como cuidar de cada uma delas, vem ver:

Plantas para apartamento: tipos e espécies mais adequadas

Lança de São Jorge

A Lança de São Jorge é uma das espécies de plantas mais indicadas para cultivo dentro de casa. Além de ser uma planta fácil de cuidar – exige poucas regas e quase nada de adubação – a Lança de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz.

Rosa de Pedra

A Rosa de Pedra é um tipo de suculenta que está fazendo o maior sucesso na decoração de interiores graças ao seu formato que se assemelha muito a uma rosa tradicional. E como toda suculenta, a Rosa de Pedra também não exige muitos cuidados. A dica é regar pouco, apenas quando o solo estiver seco. Sob o sol, a Rosa de Pedra se desenvolve melhor, mas ela também pode ser cultivada a meia sombra.

Cactus

Tendência na decoração de interiores e até no mundo da moda, os cactos estão com tudo. De beleza exótica e rústica, os cactos, de modo geral, são plantas fáceis de cultivar e ideais para apartamentos. Só que atenção: os cactos precisam de luz direta do sol, ao menos três vezes por semana. Por isso, a dica é cultivá-los na varanda do apartamento ou próximos a janelas. As regas devem ser mínimas, já que essa é uma planta de clima desértico. A recomendação é regá-los uma vez por semana no verão e uma vez por mês nos meses de inverno.

Palmeira Ráfia

Aqui está uma plantinha perfeita para você ter dentro do seu apartamento: a Palmera Ráfia ou Rápis. Muito bonita e fácil de cuidar, esse tipo de palmeira é ideal para ser cultivada em salas de estar, por conta do seu tamanho mais avantajado. A Palmeira Ráfia deve ser mantida protegida do sol, mas em um ambiente com boa qualidade de luz natural. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, geralmente uma vez por semana. A adubação é importante também para manter essa espécie de palmeira sempre bonita. Para isso, providencie o adubo de fórmula NPK 10-10-10 uma vez por ano.

Begônia

Quem disse que não dá para cultivar flores em apartamento? A Begônia prova que isso é possível sim. Essa espécie florida e com diversas opções de cores gosta de luz indireta e clima quente. Por isso, o melhor lugar para cultivar as begônias é perto de janelas ou em varandas. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, molhando apenas a terra, nunca as folhas e flores. A adubação deve acontecer a cada dois meses com torta de mamona, húmus de minhoca e / ou fórmula NPK 10-10-10.

Pau da água

A planta Pau da água, muito conhecida também como Dracena, é muito versátil e pode ser cultivada de diferentes maneiras: em vasos grandes, vasos pequenos, em canteiros ou jardins. A Pau da água também pode viver bem em ambientes a pleno sol ou sombra. Diante de tantas possibilidades, a Pau da água não poderia ficar de fora dessa seleção de plantas para apartamento. Para cuidar da espécie direitinho recomenda-se regas periódicas, pois a falta de água pode deixar a planta murcha e com folhas caindo. A adubação deve acontecer uma vez por ano, no inicio da primavera, com adubo orgânico ou o composto NPK 10-10-10.

Zamioculca

Outra querida na decoração de interiores, a Zamioculcas  precisa estar na lista de quem deseja decorar com plantas. E a melhor parte dessa plantinha de folhas verdes brilhantes é que ela se adapta muito bem a locais de pouca luminosidade, sendo perfeita para cultivar dentro de apartamentos. Contudo, a zamioculcas apresenta crescimento lento e pode demorar um pouquinho para apresentar toda sua exuberância. Cuide da sua zamioculcas com regas regulares e adubação periódica com a fórmula NPK 10-10-10. Outra dica para manter a zamioculcas sempre bonita é borrifar água em suas folhas.

Camedórea elegante

A Camedórea elegante é outro tipo de palmeira muito indicada para o cultivo em apartamentos. A espécie aprecia viver sob meia sombra ou luz difusa e exige pouca manutenção. As regas na Camedórea elegante devem ser regulares, de modo a manter o solo sempre úmido. Folhas amareladas ou com pontas secas são um indicativo de a planta precisa de mais água. Evite mantê-la em ambientes com muita corrente de ar. A adubação da Camedórea elegante deve acontecer mensalmente nos meses de verão com adubo especifico para palmeiras e a cada dois ou três anos recomenda-se o transplante para um vaso maior.

Filodendro

O Filodendro é uma ótima opção de planta pendente para se cultivar em apartamentos. A planta aprecia viver a meia sombra e não demanda muitos cuidados, a não ser pelo fato de precisar ser irrigada frequentemente. A adubação semestral já é suficiente para essa espécie. O Filodendro também pode ser cultivado como trepadeira, para isso ofereça um local onde a planta pode se apoiar e conduza os primeiros ramos, depois ela continua o trabalho sozinha.

Bromélia

Para quem deseja dar um clima tropical à decoração, uma ótima pedida são as bromélias. Essa planta de aparência rustica se apresenta na natureza em diferentes padrões de coress. A bromélia aprecia viver a meia sombra e para manter-se bonita precisa de água, muita água, especialmente dentro de sua roseta. Aqui, no entanto, abre-se um ponto importante que é o cuidado para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Como a bromélia necessita desse acúmulo de agua em seu interior e o mosquito também aprecia a água limpa para se reproduzir, a solução para não ter um criadouro em casa é manter a água da bromélia com resíduos que afastem o inseto, o principal deles é a borra de café, que, alias, acaba se tornando um ótimo adubo para a planta.

Bambu da sorte

O Bambu da Sorte é outra grande opção de planta para apartamento. Ela é simples de cuidar e pode ser cultivada tanto na água, quanto na terra. Para os orientais, essa planta, como o nome sugere, é símbolo de fartura, prosperidade e sorte. Para cuidar do Bambu da Sorte é simples: mantenha-o longe da luz solar e regue conforme sentir a necessidade da planta. Lembre-se ainda de sempre ajeitar os galhos do bambu para que ele não perca seu efeito decorativo.

Samambaia

As samambaias são outra forte tendência de decoração e que pelo visto não deve passar tão cedo. Essa planta super tropical garante um toque verde exuberante à decoração. Para cuidar da samambaia regue-a com frequência e sempre borrife água em suas folhas. Outra dica é mantê-la em um ambiente protegido de ventos fortes. As samambaias também apreciam viver a meia sombra, protegidas do sol.

Iuca

A Iuca, também chamada de Iuca Elefante, é uma planta de grande crescimento podendo chegar a oito metros de altura, só que curiosamente ela também se adapta muito bem em vasos. A Iuca deve ser regada apenas quando o solo estiver completamente seco. Mantenha a planta em um local com boa iluminação, se possível com luz solar direta.

Peperômia

A Peperômia é uma planta ótima para ser cultivada em ambientes internos bem iluminados. A espécie também pode ser cultivada de modo suspenso, garantindo ainda mais beleza à decoração. Regue-a com frequência semanal e lembre-se de plantar a peperômia em um solo fértil e bem drenado.

Palmeira Leque

A Palmeira Leque é uma linda opção de palmeira para ser cultivada em casas e apartamentos. As folhas verdes brilhantes e de aparência plissada garantem uma beleza única a espécie. Cuide da Palmeira mantendo-a em ambientes de luz difusa e regando-a entre duas e três vezes por semana.

Pleomele

A Pleomele é ideal para quem deseja compor uma decoração de aparência rústica. De fácil cultivo, a Pleomele pode ser cultivada dentro de casa sem prejuízo nenhum ao seu desenvolvimento, uma vez que a planta aprecia luz indireta. Cuide da Pleomele regando-a frequentemente e garantindo um solo rico em matéria orgânica.

Lírio da paz

O Lírio da Paz é uma das plantas mais usadas na decoração de interiores, justamente porque a planta adora viver sob meia sombra. Para manter o seu Lírio da Paz sempre bonito, além de sombra, providencie também uma adubação regular e regas constantes, de modo que o solo nunca fique seco. Um ótimo lugar para cultivar o Lírio da Paz é no banheiro, isso porque a umidade natural desse ambiente é perfeito para a planta.

Palmeira Areca

Mais uma opção de Palmeira para você cultivar dentro do apartamento. A Palmeira Areca é fácil de cuidar e se adapta muito bem a ambientes internos. Regue-a regularmente para garantir a beleza da planta.

Antúrio

O Antúrio não poderia ficar de fora dessa lista. A planta, muito simples de cultivar, apresenta algumas folhas, em sua maioria, avermelhadas, que se assemelham a flores. Para cuidar de antúrios em apartamentos a dica é manter o vaso sempre úmido e protegido do sol direto.

Jiboia

Quem é que nos últimos tempos não se deparou com um vaso de jiboia? A planta está em todos os lugares quando o assunto é decoração e não para menos. Fácil de cuidar, a Jiboia se adapta muito bem em ambientes internos. Regue-a cerca de três vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. A cada três meses providencie uma adubação com húmus de minhoca.

Singônio

O singônio é uma ótima planta para quem aprecia cultivar folhagens. A espécie deve ser mantida sob meia sombra e irrigada regularmente.

Pacová

A Pacová é uma linda opção de planta decorativa para ambientes internos. De folhas largas, a Pacová aprecia ambientes bem iluminados, mas longe do sol direto. O clima tropical – quente e úmido – é o preferido da espécie, por isso mesmo ela não se adapta a locais frios. As regas devem ser feitas a cada dois ou três dias, de modo a garantir o solo sempre úmido, sem estar encharcado.

Jade

A Jade é uma planta do tipo suculenta. Portanto, para cultivá-la corretamente é importante mantê-la em um local com boa incidência de luz solar. As regas devem ser espaçadas para não prejudicar a planta.

Azaleia

Outra ótima flor para cultivar em apartamento é a Azaleia. As características naturais dessa planta permitem que ela se desenvolva muito bem em ambientes internos. A azaleia aprecia o frio, por isso, o melhor para a espécie é o sol ameno do final da tarde ou começo da manhã. As regas devem ser feitas em pouca quantidade todos os dias de preferencia pela manhã.

Cróton

O cróton é uma folhagem linda, caracterizada pelo tom colorido de suas folhas que mesclam tons de amarelo, vermelho, laranja, rosa, verde e roxo. Cultive o cróton em um local onde ele possa receber luz solar direta, quanto mais sol, mais bonitas ficam as folhas. Quanto as regas, faça a irrigação de modo a manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.

Suculentas

Pequenas, delicadas e muito charmosas, as suculentas invadiram a decoração de interiores. Muito fáceis de cuidar, as suculentas precisam apenas receber a quantidade correta de luz e água, essa, por sinal, deve ser bem pouca, cerca de uma colher de sopa uma vez por semana para um vaso pequeno.

Árvore da felicidade

Diz a lenda que a Árvore da Felicidade deve ser ganhada e não comprada. Para cuidar dessa plantinha peculiar, reserve um lugar com boa iluminação, mas sem luz solar direta. A umidade do solo deve ser constante, portanto, regue-a periodicamente.

Ciclanto

Olha mais uma linda opção de folhagem para você ter aí no seu apartamento. O ciclanto deve ser cultivado a meia sombra e com solo sempre úmido.

Costela de Adão

Outro grande sucesso na decoração de interiores, a Costela de Adão também pode fazer parte da decoração do seu apartamento. Para isso, mantenha a planta em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, já as regas devem acontecer entre duas a três vezes por semana, com um espaço maior nos meses de inverno.

Bambu Mossô

Por fim, a última dica de planta para apartamento é o Bambu Mossô. Aposte nessa espécie para criar um clima zen oriental na sua casa. Os cuidados com o Bambu Mossô são simples e incluem boa iluminação, regas semanais e adubação a cada três meses com a fórmula NPK 10-10-10.

Fonte: Decorfácil

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *