plantas em apartamento

Plantas em apartamento: como ter e cuidar

Compartilhar
Plantas em apartamento: como ter e cuidar

As plantas são perfeitas para decorar e dar a cara nova que um ambiente precisa. É incrível ver a diferença que as plantinhas fazem. Nesse post algumas dicas de plantas para apartamento/ambientes internos e dicas de como dar vida longa para elas.

As plantas para apartamento precisam de cuidado especial?

O cuidado não chega a ser muito diferente de ter uma plantinha no jardim. Mas, já que estamos falando de seres vivos, devemos levar em conta que as plantas também podem expressar alguma reação por causa do ambiente ao redor. Assim sendo, precisamos ter uma certa preocupação com os cuidados que teremos com as plantas, se quisermos levá-las para dentro de casa.

O que vai dizer sobre o cuidado que elas precisam é a própria planta. Cada espécie vai pedir um pouco mais ou menos de sol, água e espaço. Não adianta deixá-la sem luz! Na natureza, por exemplo, elas conseguem ter todo o espaço necessário para o desenvolvimento, crescimento das raízes e da própria planta. Já em casa, na maioria das vezes, podemos limitar esse volume pelo tamanho do vaso.

Quando comprar uma planta nova, e quiser que ela cresça mais, prepare um vaso maior para acomodá-la ao chegar em casa. O vaso maior vai permitir o conforto necessário para as raízes esticarem. Do mesmo modo vai ser uma adaptação nova, porque ela também precisa fazer da sua casa a nova casa dela.

De modo geral, vamos precisar cuidar de qualquer ser vivo que queiramos colocar em casa. Mas, as plantas para apartamento são mais simples de cuidar do que parecem.

Samambaia

Há muitos tipos de samambaia e vamos falar da  Samambaia americana. Mas, vale lembrar que há várias outras samambaias e até algumas bem pequenas, que podem ficar em qualquer cômodo da casa. A samambaia é o tipo de planta que podemos chamar de perene, por durar para sempre. Ela é muito resistente e, se for bem cuidada, pode ter uma vida bem longa! Foi um sucesso há muitos anos e agora volta a ser a queridinha das casas e também dos apartamentos.

plantas para apartamento samambaia verde flores decoração de interiores

Cuidados: Samambaias gostam muito de umidade, mas não tanto do vento. Uma brisa suave é o suficiente para que elas fiquem bem. No verão podem ser regadas todos os dias. Se estiver mais frio podem ser regadas apenas 3 vezes na semana. Por isso, veja se o substrato está úmido (o ideal é que

esteja). Não é preciso encharcar o solo, mas deixá-las bem regadas.
Lembre-se que o sol é alimento para as plantas, porém muito sol pode destruí-las. As samambaias não gostam tanto do sol direto sobre elas. No entanto, no escuro elas perdem o vigor rapidamente. Tente colocá-las em um ambiente com meia sombra e evite mudá-las de lugar.

Dica especial: Para que as samambaias fiquem ainda mais bonitas, regue-as com a água que você usou para lavar o arroz.

Alyssum

Também conhecida como ‘Flor de mel’, a Alyssum é uma planta belíssima de origem europeia com um cheiro delicioso de mel. É provável que atraia algumas abelhas, fique de olho!


Assim como as samambaias, a flor de mel é uma planta que precisa ser cultivada em meia sombra. Pode ser plantada em um vaso com terra orgânica e fica ainda mais bela quando mesclada com outras espécies de planta.

plantas para apartamento Alyssum branca flores decoração de interiores

Cuidados: O ciclo de vida da Alyssum é de 1 ano, se for bem cuidada. Depois disso é necessário ser substituída. Pode ser regada 2 vezes por semana no verão e 1 vez por semana no inverno.
Dica especial: Quando for plantar ou replantar use areia com a terra orgânica. A areia (pode ser de construção, não a de praia) vai garantir uma drenagem melhor, tanto nas plantas para apartamento quanto para o jardim.

Maranta

As marantas são muito charmosas!! A planta tem origem, em sua maioria, aqui no Brasil. Há mais de 500 espécies de maranta, que são parecidíssimas (e lindas!). Ela pode crescer até mais de 1 metro, dependendo da espécie.

plantas para apartamento maranta decoração de interiores

Cuidados: A maranta gosta da meia sombra ou só estar no ambiente claro. Ela também prefere o ambiente mais úmido. Pode regar todos os dias, mas não deixe encharcar. A terra para plantio precisa ser rica em matéria orgânica. Algumas marantas precisam ser multiplicadas no inverno, enquanto que outras podem ser multiplicadas em outra época do ano.

Dica especial: Como há muitas espécies de Maranta, você pode pesquisar um pouco mais para encontrar a que mais goste. Além disso, pode também plantá-la em um vaso maior e deixá-la em uma sala iluminada ou varanda. Fica puro charme!

Peperômia

Há vários tipos de espécies de peperômia. Algumas têm um esverdeado mais claro e outras mais escuro. A peperômia de cor mais rosada é tão linda quanto as verdes! Todas ficam ótimas em ambientes internos também. Das plantas para apartamento, essa é uma bem prática no cuidado. Não apenas isso, mas uma espécie de maranta também pode ser mesclada com outros tipos da planta. Fica com um resultado incrível!

plantas para apartamento peperômia verde planta

Cuidados: Peperômia não pedem muita água e podem ser regadas 1 vez por semana tranquilamente, até mesmo no verão. Pode ser mantida em meia sombra e sombra.


Dica especial: Peperômia na sala? Com certeza! Vale até ter mais de uma em casa! Por que não?

Fitônia

A fitônia também é conhecida como planta mosaico e é ótima para pequenos espaços. Tem sua origem no Peru e pode se cultivada em vasos bem pequenos ou no jardim. É uma planta forte, perene, mas ainda assim precisa de cuidados especiais e iluminação para a fotossíntese.

plantas para apartamento fitônia rosa flores plantas decoração de interiores

Cuidados: Por ser tropical ela não gosta muito do frio e precisa ser mantida sempre na sombra ou meia sombra. A fitônia deve ser mantida em solo úmido, que ela adora! Na hora de plantá-la lembre-se do húmus, que facilita a umidade que ela precisa. No inverno, observe se o solo já não está úmido o suficiente.

Dica especial: Elas ficam perfeitas para ambientes internos: no banheiro, cozinha, na mesa do escritório.

Ficus Lyrata

O Ficus Lyrata é um arbusto perene, já que vive para muitos anos ou toda a vida (como já falamos acima). É uma planta de origem africana, presente no mundo inteiro, que se adaptou com muita facilidade no Brasil. Ela ama o sol e pode atingir até 20 metros de altura, pois é uma planta bem espaçosa. Das plantas para apartamento, essa pode ser cultivada como uma mini árvore na varanda ou sala. Por ter sua origem na África, a Ficus Lyrata pode viver muito bem com baixa umidade. Aliás, ela não gosta tanto de água.

Cuidados: Uma vez por semana é mais do que suficiente para regá-la (irrigação moderada). No inverno pode diminuir a quantidade de água. Onde colocar sua Ficus Lyrata? Como as outras plantas para apartamento, ela pode ficar dentro da casa, perto da janela, entretanto, o sol muito forte é capaz de prejudicar as pontas da planta.

Coloque a água no vaso e só reponha quando a Ficus estiver realmente precisando. Uma maneira simples é colocando o dedo dentro da terra para ver se ela está realmente seca. Isto é: se colocar mais água, regue com menos frequência. Se colocar menos água, regue com maior frequência.

Zamioculca

A Zamioculca é uma planta também conhecida como Brilhante. Sua origem é africana e, por isso, é bastante resistente (ótima para quem está começando a cuidar de plantas). Para quem tem animais e crianças em casa é preciso um cuidado extra, já que ela é uma planta tóxica.

Cuidados: Ela não gosta de muita umidade, então não precisa de muita água. Regar 2 vezes por semana é o mais indicado. Ela prefere os ambientes de sombra e meia sombra. A claridade de casa já é o bastante para ela e o sol pode acabar queimando as folhas.

Dica especial: Para manter a folhagem sempre verde você pode limpar as folhas com uma esponja com água apenas.

Fonte: Apto161

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *