painéis de madeira

Painéis de madeira na decoração: como utilizar

Compartilhar
Painéis de madeira na decoração: como utilizar

Além de beleza e sofisticação, os painéis de madeira, que retornaram com força na decoração, contribuem também para personalização do espaço, trazendo bem-estar e aconchego onde estiverem presentes. Um outro aspecto positivo é que podem atuar, de forma indireta, na acústica do ambiente.

Para a arquiteta Patricia Penna, é importante avaliar possíveis interferências como mobiliário, iluminação e circulação de pessoas, antes de definir qual tipo de revestimento utilizar. “Cada caso é um caso, por isso sempre analisamos todos esses pontos, assim, evitando problemas futuros”, revela.

Uma curiosidade dos painéis de madeira diz respeito à sua força e representatividade nos diversos períodos da história da Arquitetura e Decoração. “Nos tempos atuais, mais uma vez, observamos um aumento dos pedidos por este revestimento, fazendo uma releitura ao vasto emprego da madeira na decoração de interiores durante as décadas de 1960 e 70”, discorre Patricia.

Experiente na especificação dos painéis para o revestimento de paredes, a profissional elencou recomendações que devem ser consideradas no momento do projeto e a escolha do material. Confira:


Ambientes propícios para a instalação
Os painéis não ficam restritos apenas às salas de estar e jantar e podem ser empregados em outros ambientes da residência como dormitórios, cozinhas e lavabos. Para a arquiteta, um dos segredos é compor a madeira com as demais texturas das paredes. “Em áreas úmidas, como banheiros, não aconselho quando houver uma previsão de umidade intensa, como chuveiro. Para o lavabo funciona super bem!”, aconselha.

Um outro exemplo da polivalência dos painéis de madeira é a possibilidade de ser usado como revestimento de forro. Entretanto, Patricia destaca que é vital dar atenção à altura do pé-direito e o local de instalação. “Tudo deve ser avaliado com atenção para não correr o risco de escurecer ou trazer a sensação de confinamento ao ambiente”, discorre.

Tom ideal da madeira
Nos projetos de arquitetura de interiores, essa questão pode ir muito além do tom original da matéria-prima, pois a versatilidade da madeira permite a pintura, a aplicação de múltiplos revestimentos e mesmo tecido. Diante disso, o fio condutor para a decisão da cor e acabamento – e como chegar ao resultado desejado –, é avaliar o ambiente que receberá o painel para só depois partir para definição de cores e padrões. “Além disso, o trabalho consiste também em avaliar se os painéis deverão ser destaque e ponto focal no ambiente, ou se assumirão ares mais discretos e de composição,”, explica a profissional.

Combinações
As combinações podem ser infinitas, mas precisam sempre estar atreladas ao projeto. O painel pode ser uma continuação do piso seguindo a mesma cor e textura, estar em um gradiente acima ou mesmo aparecer em outras cores e acabamentos, em contrastes impecáveis e muito bem alinhados.

Manutenção no dia a dia
Por fim, a arquiteta Patricia Penna chama a atenção para limpeza dos painéis de madeira, que englobam cuidados que variam de acordo com o acabamento. Lacas e outros tipos de pintura são mais frágeis. Já os melamínicos, ou a própria madeira natural, tendem a ter mais resistência. Todavia, nenhum deles demanda procedimentos extremos: em linhas gerais, um pano macio e levemente úmido é a melhor forma para mantê-los limpos e íntegros.



Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *