mudança

Mudança sem imprevistos

Compartilhar

Mudança, como representação de renovação, geralmente é positiva, traz boas energias e remete a coisas novas, fase nova, projetos novos. Mudar de imóvel também é bom, mas deve ser feito com planejamento e atenção aos detalhes Sobretudo para não ter imprevistos que podem depois ser difíceis de resolver.

Seja a mudança para imóvel próprio ou alugado, casa ou apartamento, alguns itens básicos que devem ser verificados. Água, luz e gás – se estão ligados, se precisa solicitar ligação, como fazer, são de grande valia antes da chegada da mudança! Porém, são necessários também outras necessidades, como documentação para entrar no imóvel, agendamento de mudança, entre outros.

Larissa Lopes de Matos, consultora de Locação da Paulo Celles Imóveis

Segundo a consultora de Locação da Paulo Celles Imóveis, Larissa Lopes de Matos, quando a locação é feita com uma imobiliária, sempre são passadas as recomendações necessárias, como um checklist. “Damos o máximo de informações necessárias, aquelas que sabemos já que são itens exigidos, para que os inquilinos possam se programar e não ter nenhum problema”, explica.

Se a mudança for para um condomínio, é preciso verificar a situação de água, luz e gás, como funciona e se precisa pedir a ligação. É importante entrar em contato com o condomínio antecipadamente para conferir os possíveis horários e dias de mudança. além disso, saber se devem ser agendada com antecedência, assim como se há alguma taxa para isso. Essas são as recomendações ‘burocráticas’ básicas, mas e as práticas?

Dicas práticas

Faça um checklist para não se perder. Caso não contrate uma empresa de mudanças. Em primeiro lugar, tenha todo o material necessário:  para a mudança, que faz tudo: caixas de papelão, papel plástico bolha, fita adesiva larga, pincel atômico para identificação, sacos de plástico grandes e pequenos. Praticamente com Estes itens básicos é possível facilitam a organização da mudança.

Louças, copos, vasos e outros objetos frágeis devem ser embalados, um a um, com papel, revista ou plástico bolha antes de serem colocados em caixas de papelão ou caixas mais resistentes, como madeira. É muito importante identificar estas caixas informando que contêm objetos frágeis e que devem ser transportados com cuidado.

As roupas devem ser colocadas em malas ou em caixas de papelão, e as de cabide, se possível, embaladas com o próprio cabide. Colchão pode ser envolvido em plástico bolha ou cobertores velhos. Eletrodomésticos pequenos como liquidificador, batedeira e outros, devem ser colocados em caixas e protegidos com algum tipo de papel. Os grandes podem ser envolvidos com tecido ou plástico bolha.

Já os móveis, devem ser desmontados e embalados com papelão, para evitar avarias. Peças pequenas como parafusos, puxadores de móveis e peças de fogão podem ser colocados em plásticos ou potes transparentes e identificados. Para identificar as caixas, é interessante escrever em cada caixa o que é, com cores diferentes para cada cômodo, o que facilita a posterior organização.

Ao mesmo tempo, é importante também separar objetos, roupas, toalhas e itens de higiene de uso imediato ou nos próximos dois dias. É ideal para não se perder na arrumação e não achar escovas de dente ou meias, por exemplo. Depois de tudo arrumado, transportado e colocado no imóvel novo, é só paciência para organizar tudo novamente e começar a nova vida!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *