Gato ou cachorro: qual pet combina com você e sua residência

Compartilhar
Gato ou cachorro: qual pet combina com você e sua residência

A escolha de um novo pet, seja gato ou cachorro, sempre traz algumas dúvidas, é uma tarefa nada fácil. Geralmente a pessoa já tem a opção bem definida por gato ou cachorro ou ainda está bem perdida e precisa de algumas orientações

É notório, ainda mais com a pandemia e o isolamento, que cada vez mais as pessoas têm vontade de ter um novo amigo de quatro patas. Mas enquanto alguns já têm uma preferência definida por uma ou outra espécie, há quem fique na dúvida na hora de escolher entre um cão ou um gato para levar para casa. Conhecer o comportamento e os cuidados que estes animais exigem pode ser um bom começo para fazer esta complicada decisão.

Porém, antes de fazer qualquer escolha, é muito importante ter em mente a posse responsável do animal, garantindo que todas as pessoas que moram na mesma casa estejam de acordo em ter um pet em suas rotinas e considerar que terão que dispensar algum tempo para que ele receba a atenção necessária, além de um custo financeiro para mantê-lo saudável.

Embora muitos estudos mostrem que os cachorros eram em mais números nos lares brasileiros, atualmente este número já deve estar igual. Independentemente disso, é fundamental saber que tipo de cuidado, problemas e exigências um novo pet pode trazer para o seu lar antes de comprar ou adotar um animalzinho. A seguir, veja as principais diferenças para ajudar na decisão.

Cães

Conhecidos como os melhores amigos dos homens, os cães podem ser muito dóceis, carinhosos e companheiros com seus donos. Porém, os cuidados com estes animais devem ser muitos e constantes, e tanto a raça como a pelagem e a personalidade do pet devem ser levados em consideração antes de ter um em casa.

Capacidade de adaptação, porte, necessidade de escovação de pelos, tosa, banhos, adestramento para fazer necessidades no local certo e segurar a agressividade (no caso de algumas raças específicas) devem ser fatores levados em consideração, assim como o tempo livre dos donos, já que, em muitos casos, cachorros que passam muito tempo sozinhos em casa podem ter problemas como a depressão.

Gatos

Embora haja uma grande crença de que os felinos são animais muito independentes e pouco carinhosos, isso não passa de mito, já que, embora a independência seja, de fato, uma característica observada na maioria dos gatos, a sua capacidade de dar e receber carinho é enorme. Antes de levar um para a sua casa, no entanto, é importante pesquisar mais sobre a raça que você está de olho e buscar mais informações sobre a personalidade do animal em questão.

De uma maneira geral, os gatos precisam de menos cuidados e atenção quando comparados aos cães, já que são muito higiênicos, adaptam-se bem na maioria dos ambientes e não costumam apresentar problemas para aprender a fazer as necessidades do local certo, por exemplo. Entretanto, a atenção com um bichano também deve ser grande, pois é preciso ficar de olho para o surgimento de qualquer complicação.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *