DIY

DIY: você sabe o que é e qual o conceito?

Compartilhar

Provavelmente você já ouviu em algum lugar, nas redes sociais, em lojas, no trabalho ou de um amigo o “DIY”, sigla em inglês para “Do It Yourself”, ou seja, “Faça Você Mesmo”.  Agora, na pandemia, mais do que nunca, tem se tornado uma realidade. Algumas vezes por necessidade, mas muitas outras pelo prazer de fazer as suas próprias coisas, sejam objetos, móveis, decoração, jardinagem, uma infinidade de utilidades que podem entrar no conceito DIY.

Embora pareça uma novidade, esse movimento surgiu por volta da década de 1910, como método de manutenção e melhoramento das casas, Usava apenas os materiais que já estão à disposição dos moradores. Mas só nos anos 1950 que ganhou força, nos Estados Unidos, e começou a atingir um maior número de pessoas.

A ideia principal é produzir ou consertar coisas, desde alimentos até móveis ou objetos maiores e mais complicado. Produzir sem recorrer a profissionais ou indústrias, para economizar, explorar a criatividade e diminuir o consumo, visando a sustentabilidade. Enfim, o DIY pode ser considerado uma filosofia de vida em que a pessoa pode criar os próprios objetos, mobiliar ou decorar a casa, vestir-se ou fazer para presentear.

 A maior vantagem do DIY, é que você pode adaptar ou fazer as coisas do seu jeito, personalizadas, com as suas necessidades e seu estilo, diferente de qualquer outra comprada em loja, sendo exclusivo. Consequentemente, essa filosofia reflete no meio ambiente, porque há muita reciclagem de materiais, reaproveitamento. Além das pessoas não consumirem o novo que gera cada vez mais lixo e diminui a sustentabilidade.

Como começar

 O DIY consiste basicamente em procurar ferramentas para fazer o que precisa. Seja montando um móvel, trocando um chuveiro, customizando roupas, criando peças de decoração ou até mesmo automatizando processos com a robótica. Isso depende muito do interesse de quem está produzindo. O segredo está em encontrar potencial de funcionalidade em itens classificados como recicláveis, como pedaços de madeira e até as garrafas pets. Tudo isso pode se transformar naquele objeto de decoração cobiçado, mas com preço inacessível nas lojas.

Também é possível aplicar o conceito de marcenaria utilizando pallets para criar mesas, sofás, bancos e até camas. Aquelas roupas manchadas ocasionalmente ou que estão fora de moda não precisam ser descartadas. Com fio, linha, agulha, miçangas, pedraria e outros tecidos é possível criar uma peça bonita e exclusiva.

O DIY também se aplica a pequenos consertos.  Com uma rápida busca no Google, é possível encontrar pequenos tutoriais de como trocar resistência de chuveiro, parar o vazamento de torneira ou ainda pintar uma parede sem a necessidade de chamar um profissional. No Youtube existem turoriais para fazer artesanato, móveis, comida, dicas de praticamente tudo. Então, basta procurar e ver se você tem os materiais e a capacidade técnica e jeito para produzir.

Pesquisando pela Internet, é possível encontrar uma infinidade de páginas dedicadas à decoração que orientam e ensinam praticamente passo a passo como fazer coisas diferentes e personalizadas. Tanto para imóveis, como para dar aquele toque especial em jardins, decks, piscinas e sacadas. Todas com conceito DIY. Pesquise, selecione os materiais e vá em frente!

Faça você mesmo… Em tempo de crise, crie, aproveite as oportunidades…

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *