Desenvolvimento Humano: qualificação profissional e emocional alinhadas

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Desenvolvimento Humano:  qualificação profissional e emocional alinhadas

A Rede Imóveis, mais que uma associação das mais tradicionais imobiliárias do Paraná, procura sempre promover capacitação para os colaboradores das suas associadas, proporcionando o desenvolvimento humano.

Para Rodrigo Vianna, presidente da Rede Imóveis, é muito importante valorizar quem está n alinha de frente com os clientes, atendendo às suas necessidades e fortalecendo as suas necessidades. “Sabemos o quanto o dia a dia nos cobra muito, é nem corrido e desgastante”, completa

“Sabemos que o dia a dia nos cobra muito, é muito corrido e desgastante. Por isso, é preciso valorizarmos quem está na linha de frente com os nossos clientes, atendendo às suas primeiras necessidades e fortalecendo o seu emocional”, destaca o presidente da Rede Imóveis, Rodrigo Vianna.

Em fevereiro desse ano iniciou-se o “Programa de Desenvolvimento de Talentos do BackOffice”, uma série de encontros on-line, finalizados em maio. Ministrado pelo consultor Roberto Bortolan, da RDB Desenvolvimento e Apoio, o foco é o autoconhecimento dos participantes. “O programa trabalhou o aspecto individual. Nós acabamos de passar por uma pandemia e todos, inclusive as empresas, têm a preocupação com o controle emocional”, analisa.

Segundo o consultor, valorizar esse aspecto humano do colaborador, promovendo o seu autoconhecimento, ajuda a elevar a empatia e a resiliência independente do desafio que vá enfrentar. “Todos se entenderão melhor, buscarão trabalhar mais as suas qualidades e buscar os resultados positivos para o seu trabalho, além de colaborar para o controle emocional e reconhecimento do outro”, observa. “Isso torna o ambiente de trabalho mais saudável, as pessoas reveem os seus modelos mentais, suas crenças limitantes, promovem uma autorresponsabilidade e isso leva a um sucesso pessoal e profissional”, complementa Roberto Bortolan.

Aperfeiçoamento para o futuro
O programa de Desenvolvimento Humano e Organizacional pode ser considerado um upgrade no setor de Recursos Humanos na área de T&D Treinamento e Desenvolvimento, explica Bortolan. Enquanto um treinamento é centralizado em uma necessidade pontual, como por exemplo, um curso de Excel para suprir dificuldades de habilidades com a ferramenta pelos colaboradores, o DHO utiliza estratégias mais amplas interligadas com as estratégias da empresa.

“O DHO conduz um mapeamento amplo dos alvos futuros da organização. São métodos, ações e estratégias para um aperfeiçoamento comportamental e técnico. Não é um simples treinamento, apesar de usar parte desta metodologia”, considera o consultor.

Paulo Celles, vice-presidente, da Rede Imóveis, afirma que avaliar as tendências e antecipar dificuldades é fundamental para o desenvolvimento e gestão de empresas. “Estudamos bastante esse programa e acreditamos que é preciso sempre investir no fator humano. Pode-se ter toda a tecnologia, mas se não tiver pessoas fortalecidas e saudáveis, nenhum projeto ou empresa avança ou tem sucesso”, reforça Celles.

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