comprar imóvel

Comprar imóvel sem entrada: é possível?

Compartilhar
Comprar imóvel sem entrada: é possível?

Quer sair do aluguel rápido, mas não tem o dinheiro suficiente para dar entrada na tão sonhada casa própria? Comprar imóvel sem entrada é possível, mas não é tão fácil de conseguir. A entrada costuma ser a quantia equivalente a 20% ou 30% do valor total do imóvel. O pagamento é solicitado pelas instituições financeiras como garantia de retorno do financiamento imobiliário concedido.

É quase impossível encontrar um banco que ofereça condições para comprar imóvel sem entrada, já que na sua visão seria um empréstimo de alto risco. Assim, só restam duas opções para quem não tem como arcar com esse valor. Conheça as possibilidades a seguir e veja quais são as condições para aproveitar a oportunidade.

Minha Casa Minha Vida
Entrar como beneficiário do Minha Casa Minha Vida é a forma mais fácil de conseguir comprar imóvel sem entrada. O programa habitacional do Governo Federal oferece subsídios e condições especiais de financiamento para famílias de baixa renda conseguirem comprar sua casa própria.

Só que o financiamento de 100% do valor é uma condição concedida apenas para a Faixa 1 do programa, que contempla famílias com renda mensal bruta inferior a R$1.800. Encaixar-se nessa categoria é o primeiro passo para comprar seu imóvel sem entrada. O segundo passo para participar do programa é atender aos pré-requisitos:

• Ter idade acima de 18 anos
• Não ter outro imóvel próprio ou financiamento imobiliário no seu nome
• Usar o imóvel para moradia e não para investimento
• Não vender o imóvel até a quitação do seu financiamento
• Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional
• Morar ou trabalhar na mesma cidade em que está localizado o imóvel

Atendeu a todos os pontos da lista? O próximo passo é procurar a prefeitura da sua cidade para preencher o cadastro de inscrição no Minha Casa, Minha Vida. Se conseguir o benefício, além de não precisar dar entrada, você ainda pode conseguir subsídio de até 90% do valor total do imóvel e financiamento do restante em 120 meses, com isenção da cobrança de juros.

Negociação com construtoras
Outra possibilidade para comprar imóvel sem entrada, ou pelo menos sem precisar pagar o valor integral de uma só vez como condição para conseguir o financiamento, é falando diretamente com construtoras.
Em geral, quem está vendendo imóvel na planta oferece mais facilidade de pagamento, justamente porque as unidades ainda não estão prontas. Entre essas condições especiais, está a possibilidade de parcelar o valor da entrada.

Pesquise empreendimentos em construção na sua região e procure saber mais sobre as condições de pagamento da entrada.
Como o pagamento da entrada é uma garantia para a instituição financeira, quanto maior o investimento, menores as taxas de juros. Sem contar que essa é uma quantia a menos para financiar, o que diminui valor e quantidade de parcelas.

Se você não conseguir comprar um imóvel sem entrada agora, aproveite para pesquisar melhor os valores e comece um planejamento financeiro para juntar o dinheiro. Essa garantia pode ajudá-lo a quitar sua casa própria mais rápido e sem pesar tanto no orçamento.

Fonte: o Estado de São Paulo

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *