casa ou apaartamento

Casa ou apartamento: faça a sua escolha consciente

Compartilhar
Casa ou apartamento: faça a sua escolha consciente

 Se você está em dúvida entre morar em casa ou apartamento, é preciso analisar diversos fatores, tanto do imóvel como da localização, infraestrutura do bairro, segurança da região, entre outras. Comodidade, espaço, privacidade também são importantes características que devem ser avaliadas para fazer uma escolha consciente sobre que tipo de imóvel escolher.

É muito comum que as dúvidas apareçam, uma vez que que essa é uma grande decisão a ser tomada – a escolha e compra de um imóvel é o sonho da maior parte dos brasileiros, e deve ser realizado com uma boa análise. É importante refletir nas vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções antes de fazer a escolha, evitando assim futuras frustrações.

Tanto a casa quanto o apartamento têm vantagens e desvantagens, por isso confira algumas características de cada uma para ajudar nessa decisão.

Casa

– Maior espaço adicional: Ideal para famílias com filhos e/ou animais de estimação, porque a área externa é maior e privativa. É possível que brinquem sem a necessidade de ir a um parque ou praça para correrem, pularem e gastarem suas energias.

– Não tem taxa condominial: na maioria das vezes, não há taxa, a não ser que sua opção seja em um condomínio fechado. Assim é possível economizar esse valor e utilizar para outras coisas com você e sua família.

– Privacidade: você tem a sua casa sem estar ligada a outros imóveis e moradores, nem em cima e nem embaixo como é em apartamento. Assim, não é incomodado e nem incomoda os vizinhos e tem sua privacidade, na maioria das vezes, respeitada.

– Liberdade de decisões: para realizar mudanças e melhorias no imóvel, não ´precisa chegar a um senso coletivo, por meio de votação e etc, como é feito em condomínios. As decisões cabem exclusivamente aos próprios moradores do imóvel.

– Versatilidade: uma casa tem a característica de ser versátil; é possível fazer dela  moradia e muitas vezes empresa no mesmo terreno (se a prefeitura permitir). Assim como escritórios, oficinas, salão de beleza, além de mudanças estruturais como aumentar um cômodo, fazer uma varanda. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam, essa opção é livre para o proprietário.

– Garagem: vivemos em um mundo onde há um número gigantesco de automóveis. Não não é só nas ruas que os espaços são disputados pelos carros, isto também acontece nas garagens. Diversas casas permitem a entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde vagas são limitadas e fixas.

Casa geralmente é ideal para quem:

– busca conforto e liberdade, fazendo suas regras

– necessita de espaço amplo para chamar de seu e quer privacidade

– precisa de contato com natureza, gosta de lidar com suas plantas, em espaços abertos

– foge dos elevadores e escadas

– adora cuidar pessoalmente do carro aos finais de semana

– ama animais de estimação grandes

– recebe visita da família e amigos com frequência, em conversas com boa música e sem hora para acabar

– ama demais sua churrasqueira

Apartamento

– Maior segurança: a portaria na maioria das vezes assegura o controle de quem entra e sai do prédio, bem como evita que vendedores e outros desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, há a existência de um sistema de vigilância completo, que garante mais segurança.

– Praticidade: é muito mais simples cuidar de um apartamento que de uma casa, uma vez que basta limpar os cômodos internos (normalmente menores), já que as áreas externas são comuns e contam com prestadores de serviço para a manutenção. É importante ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira carregada pelo vento costuma ser menor.

– Facilidade: grandes empreendimentos imobiliários atraem uma ampla rede de comércios e serviços para as proximidades, evitando a necessidade de se deslocar para lugares mais distantes para dar conta das necessidades do dia a dia.

Mais acessibilidade: condomínios tendem a ter uma localização mais privilegiada, situando-se em centros urbanos ou, quando distantes, sendo atendidos por diversas linhas de transporte público. Em consequência disso, o morador acaba diminuindo os gastos e tem seus deslocamentos facilitados.

Apartamento geralmente é ideal para quem:

– precisa de praticidade, lugar fácil de cuidar

– sente-se bem em ambientes menores e mais aconchegantes

– precisa de segurança

– pode viajar com mais tranquilidade

– enxerga a garagem e quintal como espaços trabalhosos de cuidar

– curte animais de estimação, desde que sejam pequenos

– sonha com área de lazer, academia, salão de festas

– não tem tempo para pensar na manutenção do imóvel

– gosta de fazer novas amizades

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *