built to suit

Built to Suit: o que é e como funciona

Compartilhar
saiba o que e e como funciona built to suit

Ouvimos muito hoje em dia falar do termo ‘Built to Suit’ (BTS). Você sabe o que é, como funciona e em que casos é bom para ambas as partes? Basicamente, o Built to Suit – ou construído para servir – é um tipo de contrato de locação, no qual um imóvel é construído prevendo as necessidades do futuro locatário.

É um contrato de locação no qual o locatário encomenda a construção ou a reforma de imóvel para atender às suas necessidades, sendo que cabe ao locador, por si ou por terceiros, construir ou promover a reforma no imóvel que será locado. Em troca, o contratante deve absorver os custos da obra nos pagamentos mensais referentes ao aluguel. Assim, quanto mais longo for o contrato, mais o investimento será diluído nas prestações.

Geralmente, as locações feitas na modalidade BTS têm um prazo médio de 10 a 20 anos, um tempo razoável para cobrir o valor investido e suavizar o pagamento mensal. Vale ressaltar que o contrato precisa ser rigorosamente analisado, porque trata-se de uma construção ou reforma específica e o imóvel pode ficar com uma estrutura restrita a poucas modalidades de locação.

Algumas empresas, para diminuir seus custos, estão adotando o BTS de forma cada vez mais frequente, porque ele tem as vantagens de um imóvel moldado às necessidades do negócio com a praticidade de não precisar se envolver em obras de construção.

Ainda pode-se considerar esse modelo de locação novidade no Brasil, mas já é previsto na Lei n 12.744/12 e está se tornando mais comum e vem atendendo não só às necessidades de locatários e locadores, mas também de investidores.

BTS: Os dois lados da moeda

A locação Built to Suit tem benefícios e desvantagens para os dois lados: o locador e o locatário. Por um lado, o dono do imóvel pode ter inadimplência dos inquilinos e por outro, o locatário pode encontrar altos valores para custear sua demanda. Assim, precisa ser bem elaborado e executado para trazer vantagens para ambos os lados.

Assim, o proprietário consegue rentabilizar sua construção por longo prazo. A empresa que aluga, por sua vez, diminui seus custos imobilizados, trabalha em uma sede adequada e, ainda, aumenta seu lucro líquido.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *