benfeitorias

Benfeitorias são essenciais e atraem inquilinos

Compartilhar
benfeitorias sao essenciais e atraem inquilinos

Para quem quer alugar um imóvel e vai fazer uma visita, fica muito mais impressionado com um apartamento ou casa com benfeitorias, em bom estado de conservação e uma boa pintura. Porém, hoje em dia, os locatários querem mais que isso.

Algumas benfeitorias feitas, muitas vezes, fazem com que o imóvel tenha sua locação mais rápida. E quanto menos tempo o imóvel ficar desocupado, melhor para o proprietário, seja investidor ou não. Ele não terá que arcar com os custos de condomínio, IPTU e outras taxas que possam existir. Além de que passará a ter a receita do aluguel.

Calebe Macedo de Moraes, gerente de Locação da Imobiliária Razão

Para o gerente de Locação da Imobiliária Razão, Calebe Macedo de Moraes, é uma questão de análise do proprietário e também da imobiliária que deve orientar o mesmo sobre os investimentos necessários no imóvel e para qual perfil de cliente se pretende atingir.

“Há muitas variáveis, como por exemplo, se o inquilino procura uma casa de três ou quatro quartos, ele provavelmente tem seus móveis e não desejaria que o imóvel já os tivesse. Para o estudante que procura uma kitnet, é bem importante que já tenha móveis. Cada caso precisa ser estudado”, avalia.

Características do mercado de locação

Geralmente os três primeiros meses do ano são os de maior movimento no mercado de locação devido às férias escolares – o movimento de migração de famílias é intenso e também por causa dos estudantes que vêm para as universidades.

Muitos proprietários já costumam investir nesse público para que o imóvel fique mais interessante e supra as necessidades de quem quer alugar. “Armários e móveis planejados são um atrativo muito grande para esse público, principalmente de cores neutras”, explica Moraes.

O gerente ressalta ainda que, entre as benfeitorias que mais agradam a maioria dos inquilinos são os móveis planejados de boa qualidade. E que sejam, principalmente, de cores fáceis de combinar com outros móveis, armários na cozinha, piso laminado, instalação de box e armários no banheiro.

“Já para uma casa maior, os móveis não são essenciais; mas vale ressaltar que um piso laminado novo e os tacos, que voltaram a estar na moda, agradam muito os inquilinos”, avalia. Muitos móveis, mesmo que de boa qualidade mas antigos, de cores fortes afastam possíveis interessados, principalmente em cozinhas. Azulejos antigos também podem ser empecilho para a locação.

Locação Comercial

Para as locações de imóveis comerciais, Moraes pontua que atualmente é imprescindível ter adaptações para Pessoas com Deficiência (PCD), porque abre o leque de opções para diversos ramos de atividade. “Também é importante adequar o imóvel às normas da prefeitura, que em cada cidade tem as suas particularidades e exigências”, lembra o gerente.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *